Peça pelo Telefone:

Como Funciona a Bateria do Carro

Assim como seu celular ou um controle remoto, um automóvel precisa de uma bateria. Aliás, se você fizer uma lista de coisas que você conhece que usam bateria, a lista vai ser interminável. Num carro, a bateria é responsável por gerar energia para dar partida no motor e ligar componentes como luzes, rádio e ar condicionado. Mas você já parou para pensar em como funciona a bateria do carro? Neste artigo vamos te explicar.

O que é uma bateria?

Primeiramente, você precisa entender o conceito geral de uma bateria. Uma bateria é um dispositivo composto por células que armazenam energia química. Com alguns estímulos, a energia química é transformada em energia elétrica para alimentar desde algo simples como um controle remoto a algo mais complexo como um caminhão.

É claro que o tamanho, o tipo e a amperagem da bateria varia de acordo com o dispositivo que ela vai alimentar.

Como é feita uma bateria de carro

Resumidamente, as baterias de carro são feitas com placas de chumbo. O peso de uma bateria automotiva varia entre 10 e 25 kg. Quanto maior a amperagem da bateria, mais pesada ela é. Por exemplo, um Honda Fit 2015 usa uma bateria de 50 amperes que pesa uns 12,5 kg, enquanto um Toyota Hillux usa bateria de 90 amperes cujo peso é 23kg.

Exemplo de estrutura de uma bateria automotiva

Uma bateria de carro típica tem seis células. Cada célula tem duas placas, ou grades: uma é feita de chumbo, a outra de dióxido de chumbo. Cada célula é capaz de produzir cerca de 2 volts de energia. Como resultado, as 6 células fazem uma bateria de 12 volts.

Veja o passo a passo de como funciona a bateria do carro:

 

  1. As placas são submersas em ácido sulfúrico que desencadeia uma reação entre as duas placas.
  2. Este ácido gera uma reação na placa de dióxido de chumbo, fazendo com que a placa produza duas coisas: íons e sulfato de chumbo.
  3. Os íons produzidos pela placa de dióxido de chumbo reagem com a placa próxima a ela para produzir hidrogênio e sulfato de chumbo.
  4. O resultado é uma reação química que produz elétrons. Os elétrons correm ao redor das placas e geram eletricidade. A eletricidade sai dos terminais da bateria para dar partida no motor, Uma vez que a bateria dá vida ao motor, a energia para o carro é fornecida pelo alternador. Energia que você usa para acender os faróis, tocar o rádio, etc.

Essa reação química é totalmente reversível. Por isso você pode iniciar sua bateria e continuar a carregá-la durante toda a vida útil. Quando ela chega no fim da sua vida útil, o que você deve fazer é trocá-la por uma nova. Veja mais informações sobre a duração da bateria de carro no artigo quanto tempo dura a bateria automotiva.

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido como funciona a bateria do carro. Por mais que seja complexo, uma boa maneira de resumir é dizer que uma bateria automotiva é composta por componentes químicos que combinados e mergulhados em ácido geram uma reação química. E a energia química se transforma em energia elétrica com o auxílio do alternador e outros componentes do veículo, como o motor de arranque e ao sistema de ignição.

No fim das contas, o que você realmente precisa entender é como identificar a melhor bateria para o seu carro. Assim, você garante o melhor desempenho do veículo.

Para quem é da Baixada Fluminense RJ, nós da Campeão das Baterias estamos prontos para ajudar a identificar o modelo certo. Também entregamos e instalamos a bateria do seu carro em 50 minutos. Somos uma loja de bateria automotiva em Nova Iguaçu.

 

error: Content is protected !!