Peça pelo Telefone:

Como Funciona a Tecnologia Start-Stop?

Vivemos cercados de tecnologia em diversas coisas que usamos como smartphones e até mesmo os automóveis. Falando neles, um dos maiores avanços presentes em muitos carros fabricados recentemente é o sistema start-stop, que veio como forma de diminuir o impacto ambiental causado pelos carros. Hoje vamos te explicar como funciona a tecnologia start-stop.

O que é essa tecnologia?

Quem vive em cidades grandes, costuma enfrentar diversos congestionamentos. E portanto, ficar muito tempo com o carro parado, gastando combustível e poluindo ainda mais o meio ambiente. Sem dúvidas, o impacto de diversos carros ficando muito tempo parado é enorme, daí que surgiu a ideia de desligar o motor enquanto o veículo está parado.

Com o sistema start-stop, é possível saber quando o carro não está se movendo. Também consegue detectar quando o pedal do freio ou a embreagem está pressionada, ou se o carro está em ponto morto. E em qualquer um desses casos,  automaticamente desliga o motor.

E depois, quando o motorista dá a partida novamente, solta o pedal do freio, aciona a embreagem ou pressiona o acelerador, o sistema envia um sinal para o carro reiniciar.

Ou seja, o processo é totalmente automático. Inclusive, o usuário pode decidir desligar o sistema – geralmente por meio de um botão de traço com um ‘A’ nele.

A inteligência por trás do sistema start-stop

Esse sistema envolve tanta tecnologia e sofisticação, que o carro não é desligado quando o nível da bateria está baixo – visto que ligar um carro requer uma grande quantidade de energia. Ele também não desliga se o ar-condicionado estiver ligado, pois isso exige que o motor esteja girando para funcionar.

Um sistema de partida convencional é feito com um motor potente que atua no volante do carro – quando a chave é girada, a partida gira uma grande coroa no volante por meio de uma engrenagem de pinhão. O motor de partida gira o volante quando a chave é girada, então, quando o motor ‘dispara’ e a chave é liberada, o motor de partida desengata do volante.

Nos carros equipados com Stop-Start, a tecnologia e os componentes são basicamente os mesmos – mas são projetados para serem muito mais robustos, potentes e de ação rápida. Sendo assim, sempre girando em torno da necessidade de antecipar as ações dos motoristas, essa tecnologia passa por constantes mudanças e avanços.

Vantagens e Desvantagens do Start-Stop

Por mais que os fabricantes de carros se esforcem, não há nada perfeito. E essa tecnologia apresenta vantagens e desvantagens.

Vamos primeiro as principais vantagens:

  • Redução da poluição;
  • Economia de combustível.

Enquanto o sistema colabora para a reduzir a poluição por queima de combustível, há uma grande desvantagem: 

  • A poluição causada pela fabricação dos componentes extras necessários;

Outro problema é que muitas pessoas simplesmente não gostam da sensação de seu carro desligar automaticamente, e os fabricantes identificaram que muitos proprietários simplesmente desligam o recurso quando entram no carro;

Conclusão

Tentamos explicar de forma simples como funciona a tecnologia start-stop. Esperamos que tenha ficado claro o principal objetivo desse sistema: reduzir a poluição gerada pela queima de combustível. Apesar da poluição gerada na produção das peças necessárias para a instalação do sistema Start-stop.

Aliás, como ele exige mais dos componentes elétricos, um carro com essa tecnologia precisa de baterias específicas e muito potentes, bem mais caras que as baterias convencionais. Temos até um artigo sobre elas, falando da diferença entre as baterias AGM e EFB. 

Seja seu carro com ou sem Start-stop, nós da Campeão das Baterias temos o que você precisa. Temos duas lojas, uma em Nova Iguaçu e uma em Caxias, e atendemos a Baixada Fluminense e a cidade do Rio.

error: Content is protected !!