Com muitos componentes, é normal que alcancem altas temperaturas. Inclusive, o motor depende de uma temperatura alta para funcionar corretamente. No entanto, é preciso controlar tanto o aquecimento como o esfriamento do carro. E é aí que entra o sistema de arrefecimento. Para isso vamos falar sobre o que compõe esse sistema e como funciona o sistema de arrefecimento de um carro.
O que compõe o sistema de arrefecimento?
Líquido de arrefecimento
Solução feita com água e anticongelante. O anticongelante é feito de uma substância química resistente, portanto, pode suportar altas temperaturas de ebulição. Bem como temperaturas abaixo de zero. Como resultado, se forma o líquido de arrefecimento que tem a função de absorver o calor do motor.
Bomba de água
Transporta o líquido de arrefecimento, e o impulsiona através do bloco do motor, núcleo do aquecedor e cabeçote do cilindro para absorver o calor.
Termostato
O motor tem que passar por todos os tipos de temperaturas, variando de extremamente quente a extremamente frio. O termostato é o que regula a entrada do líquido de arrefecimento no sistema.
Ao ligar o carro, a temperatura dentro do sistema é baixa. Por isso, o termostato usa uma válvula para restringir o fluxo do líquido. Conforme o motor aquece, a válvula se abre, permitindo que o líquido se mova por todo o sistema de arrefecimento do carro.
Radiador e sua tampa
É no radiador que o líquido de arrefecimento esfria para voltar para o motor e absorver mais calor.
A tampa do radiador, também conhecida como tampa de pressão, tem como função principal manter a pressão no sistema de arrefecimento. A alta pressão no sistema de arrefecimento do carro aumenta o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, ajudando assim a resfriar o motor com mais eficiência.
Tanque de Transbordamento
O tanque de expansão do líquido de arrefecimento atua como um reservatório para seu excesso sempre que houver uma alteração no volume. Por exemplo, quando o líquido esquenta, ele se expande. Esse tanque retém a quantidade adicional, mantendo assim o nível preciso de líquido no sistema de arrefecimento. A tampa do tanque também usa uma válvula especial para manter o nível de pressão e manter o ar fora do sistema.
Atenção: NUNCA abra a tampa do radiador ou do tanque de transbordamento quando o motor estiver quente. Isso pode levar a algumas queimaduras e ferimentos.
Outras peças
Além dos itens mencionados acima, também fazem parte desse sistema: mangueiras e dutos, ventoinha, núcleo de aquecimento e plugue de congelamento.
Para que serve o sistema de arrefecimento
Basicamente, a função desse sistema é esfriar o motor do carro. Apesar de parecer simples, é uma tarefa complicada. Por exemplo, quando o motor de um automóvel pequeno está andando a 80 km/h, ele gera 4.000 explosões por minuto. Junto com as explosões, o atrito entre as partes móveis gera muito calor. Ou seja, quanto mais rápido o veículo anda, mais calor é gerado e mais trabalho esse sistema tem para controlar a temperatura.
O sistema de arrefecimento é tão importante que, sem seu funcionamento correto, o motor pode superaquecer e deixar de funcionar em minutos. Chegando ao ponto de causar danos irreversíveis, como fundir o motor do veículo.
Sendo assim, quando está muito frio o sistema de arrefecimento vai trabalhar mais para aquecer o motor. E quando está calor, seu foco será resfriá-lo. Trabalhando sempre para manter a temperatura ideal para o funcionamento do veículo.
Como funciona o sistema de arrefecimento?
Ele funciona com o líquido de arrefecimento passando constantemente pelos blocos do motor. Primeiramente, esse líquido é acionado por uma bomba de água e empurrado através do bloco de cilindros. E por onde passa, vai absorvendo calor.
Depois de passar pelo motor, o líquido vai para o radiador através de dutos e mangueiras. É resfriado pelo fluxo de ar que entra pela grade do radiador do carro, e quando é necessário, a ventoinha é acionada para acelerar o resfriamento.
O processo se repete dependendo do que é medido pelo termostato, que fica entre o radiador e o motor. Se a temperatura do líquido cair abaixo de um certo nível, a solução contorna o radiador e é direcionada de volta ao bloco do motor. E circula pelo motor até atingir a temperatura necessária para o termostato abrir sua válvula e direcionar o líquido para resfriamento no radiador.
A composição química do líquido de arrefecimento é feita para ele resistir a altas ou baixas temperaturas. Além disso, todo o sistema de arrefecimento é fechado e trabalha sob pressão para dificultar que esse líquido evapore.
Conclusão
Como vimos, o sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor do carro e é essencial para o bom funcionamento do veículo. Assim como muitos componentes de um carro, é preciso ficar atento aos sinais de que há algo errado e cuidar da sua manutenção.
Infelizmente, muitas vezes as pessoas passam por algum susto para só então providenciar uma revisão do veículo. Por exemplo, quando se trata de sistema de arrefecimento, só percebem que há algo errado quando o radiador do carro “ferve”.
Termostato no painel do carro, indicando a temperatura alta
De forma geral, algo bem comum que acontece é o carro simplesmente não ligar, o que geralmente é problema com a bateria do carro. Se você é do Rio de Janeiro e acontecer isso com você, saiba que pode contar com ajuda da Campeão das Baterias, loja de bateria automotiva.
Gostou do nosso artigo Como funciona o sistema de arrefecimento de um carro? Veja também Como funciona a bateria do carro.