Muitas pessoas que têm carro já sabem de algumas coisas que precisam ser feitas com certa frequência, como a troca do óleo do motor a cada 10.000 km rodados, dependendo do óleo, troca dos pneus quando ficam gastos, entre outras coisas. Porém, muita gente não se atenta à bateria do carro, essencial para gerar energia para o motor e outros componentes elétricos. Para te ajudar, vamos te contar como saber se é hora de trocar sua bateria.
Infelizmente, a maioria das pessoas só se dá conta de que a bateria está ruim quando o motor do carro não liga de jeito nenhum. Aí passa um perrengue com o carro parado em estacionamento de shopping, no meio da rua, na garagem de casa, etc. Ou seja, precisando do carro e ele não pode ser usado por um problema que poderia ter sido evitado.
Então fica ligado nos sinais que a bateria do seu carro dá antes de te deixar na mão:
1 – Demora para o Motor Ligar
Você já deve ter percebido quanto tempo o seu carro leva para ligar. Quando ele demora um pouco mais que o normal para ligar, pode ser um indício de que a bateria está com os dias contados.
2 – Falhas no rádio, luzes
É muito comum que uma bateria ruim faça com que componentes elétricos e eletrônicos como rádio e luzes internas apresentem falhas para funcionar. Ou até mesmo deixem de funcionar.
3 – A Luz da Bateria Acendeu
Sabe aquele ícone de bateria que fica no painel do carro? Ele sempre acende ao ligar o automóvel, mas logo apaga. Se o ícone ficar aceso, é sinal de que a bateria ou outro componente do sistema elétrico do carro está com problemas. Aliás, para saber mais do assunto, confira o nosso guia sobre a luz da bateria acesa no painel do carro.
4 – A Bateria está Velha
Por mais que ela seja recarregada toda vez que o carro é usado, chega uma hora em que não consegue mais segurar a carga. Uma bateria automotiva dura de 3 a 4 anos, dependendo da forma que o veículo é usado e da qualidade da bateria. Sendo assim, se a bateria do automóvel já está velha, o melhor a fazer será comprar uma bateria nova.
5 – Os Terminais da Bateria estão Ruins
Para verificar essa possibilidade, basta abrir o capô do carro e observar se há alguma substância, parecida com sabão em pó, na ponta de algum dos cabos da bateria.
Também pode acontecer de algum dos conectores estar ruim, aí é só providenciar a troca do conector.
Conclusão
Tentamos explicar de forma simples como saber se é hora de trocar sua bateria. Agora cabe a você ficar atento aos sinais para não passar sufoco com a bateria parando de funcionar de vez na hora em que você mais precisar do seu carro. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.
Se por acaso a bateria do seu carro está velha, não dê bobeira e invista logo numa bateria nova. Pense nisso como investimento no seu conforto e tempo.
Precisando de bateria automotiva na Baixada Fluminense? Então fala com o Campeão das Baterias. Temos baterias de diversas marcas e modelos, por preços justos. E estamos prontos para te atender rápido, entregar e instalar a bateria nova para você.