Muita gente sabe da importância da bateria automotiva, mas não sabe que sem o alternador, a bateria não serviria de nada. O alternador, a bateria e outros itens compõem o sistema elétrico do carro. Para que você entenda a importância do alternador, vamos falar o que é e como funciona o alternador do carro neste artigo.
Quando o carro está desligado, a bateria é o que permite dar partida no motor. Já enquanto você dirige, o farol, vidros elétricos, limpadores de parabrisa, rádio, ar condicionado, etc, o alternador está fornecendo energia para que funcionem. Também está trabalhando para manter a bateria carregada.
O que é o alternador?
Ele é um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica CA (corrente alternada). Para um carro ligar, o alternador gira, criando uma tensão elétrica para carregar a bateria. Por sua vez, a bateria fornece a alta corrente elétrica necessária para o motor dar partida.
Depois que o motor liga, o alternador auxilia fornecendo energia para operar os sistemas elétricos do veículo. E enquanto o automóvel está em movimento, ele carrega a bateria do veículo. Assim, quando você para o carro por um tempo, e o liga novamente, a bateria já tem força novamente para dar partida no motor.
Os Principais Componentes do Alternador
Como se trata de uma peça, sua composição varia um pouco, de acordo com a engenharia do carro em questão e outros detalhes. Mas podemos dizer que ele é composto por 3 itens: rotor (uma espécie de eletroímã), estator e retificador.
Como Funciona o Alternador?
Quando o motor está ligado, ele aciona uma correia de transmissão que repousa sobre uma polia presa ao alternador. Em seguida, a polia gira o eixo do rotor, que gira dentro do estator, criando então corrente alternada. Com o auxílio de ímãs giratórios, essa corrente vai para o retificador, que a converte em corrente contínua. E por fim, os sistemas elétricos do carro são ativados.
Um problema é que a velocidade do motor do veículo está sujeita a mudanças. Se o motor estiver girando muito mais rápido, o alternador produzirá uma tensão maior do que a necessária. Caso isso não seja regulado, o alternador pode acabar danificando os componentes eletrônicos do veículo e, possivelmente, a bateria também. Para lidar com isso, os alternadores possuem um sistema regulador que modula a quantidade de corrente que o eletroímã recebe e, por sua vez, regula a força do ímã.
Normalmente, os alternadores duram a vida útil do veículo, porém isso nem sempre acontece. Por motivos como desgaste geral, danos causados pelo calor, uso excessivo, exposição à água, peças defeituosas ou fios desgastados.
Conclusão
Neste artigo buscamos falar sobre o que é e como funciona o alternador do carro de forma simples. Como vimos, o alternador transforma energia mecânica em energia elétrica. E junto com a bateria automotiva e outros itens, compõem o sistema elétrico do carro.
Na teoria, o alternador dura a vida útil do carro, enquanto a bateria pode durar de 3 a 4 anos. Veja mais sobre o assunto no artigo quanto tempo dura a bateria automotiva.
Para quem é da Baixada Fluminense no RJ e precisa trocar a bateria, conte com a Campeão das Baterias. Somos uma loja de bateria de carro na Baixada Fluminense, estamos prontos para te atender logo e resolver o problema da sua bateria.