Os automóveis modernos são fabricados com muita tecnologia. E quando há muitos componentes elétricos com alto consumo de energia, a bateria de carro comum não suporta a demanda. Por isso, foram criadas baterias mais poderosas, pensadas principalmente para carros com tecnologia Start-Stop. Essas baterias automotivas são a AGM e EFB. Hoje vamos falar qual a diferença entre as baterias AGM e EFB.
Antes de mais nada, precisamos que você saiba um pouco sobre a tecnologia Start-Stop. Presente nos automóveis mais modernos, esse sistema desliga o motor quando o carro está parado para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gás carbônico. Então haja energia para tantas partidas.
E agora que você sabe porque esses carros demandam tanta energia, vamos as diferenças entre os dois tipos de bateria recomendadas para ele: AGM e EFB.
O que é bateria tipo AGM?
As baterias AGM (Absorbed Glass Mat) são construídas de forma diferente das baterias comuns e as EFBs. Assim como as outras, contêm chumbo, placas de chumbo, mas nelas adicionaram separadores de lã de vidro entre as peças metálicas. Como resultado do design diferente, as baterias AGM são completamente seladas, ou seja, não sofrem vazamentos e são livres de manutenção. Eles também têm uma resistência interna mais baixa, o que permite muito mais geração de energia e tempo de carregamento muito mais curto.
Com tanta potência, a bateria AGM é ideal para carros Start-Stop. Além disso, ela têm características de partida a frio muito boas e durabilidade excelente – de 5 a 6 anos.
Graças à estabilidade do ciclo de uma bateria AGM, um motor quente pode ser desligado e reiniciado várias vezes em intervalos curtos, sem o risco de dificuldades para iniciar. Ela também fornece reservas suficientes de energia para os componentes elétricos durante as paradas frequentes, e ao mesmo tempo garantir uma partida confiável. Dessa forma, o desempenho do veículo não é afetado.
O que é bateria tipo EFB?
As baterias comuns são feitas com chumbo-ácido, sendo chamadas de baterias inundadas. O termo EFB significa Enhanced Flooded Battery, traduzido significa bateria inundada aprimorada. A diferença entre uma EFB e a convencional está no material que reveste cada uma das placas verticais da bateria. Assim, a EFB possui um fluxo de energia mais consistente.
Dessa forma, uma bateria EFB suporta o maior número de ciclos exigidos por um sistema start-stop, enquanto ainda fornece a energia necessária para operar coisas como luzes, rádios e ar condicionado.
Aliás, esse tipo de bateria tem uma vida útil maior. Enquanto uma bateria automotiva típica dura entre três e cinco anos, uma EFB pode durar até seis anos.
As baterias EFB são adequadas para a alimentação de carros com sistemas start-stop automáticos simples ou carros sem start-stop com muitos componentes elétricos.
Afinal, qual a diferença entre elas?
Comparada a uma bateria tradicional a EFB é bem melhor. Mas quando a AGM entra em jogo, sem dúvidas ela ganha de todas.
Para começar, as baterias AGM fornecem mais energia elétrica do que uma EFB e recarregam até 5x mais rápido. Uma bateria AGM também costuma durar de duas a três vezes mais do que uma bateria inundada, com uma vida útil média de cinco a oito anos. Além disso, elas são muito melhores para enfrentar o impacto negativo das vibrações e condições climáticas extremas.
Uma vantagem das baterias AGM é a economia de combustível que é alcançada com a operação eficaz do sistema start-stop automático. Portanto, economizando dinheiro.
Entretanto, uma bateria AGM custa bem mais do que uma EFB. Como duram mais, dependendo do tempo que o usuário ficará com o automóvel, comprar uma bateria AGM pode gerar alguma economia de dinheiro a longo prazo.
Qual bateria escolho para meu veículo com start-stop?
Uma dica é sempre checar qual é a bateria original do automóvel. Temos até um guia para te ajudar a identificar a melhor bateria para o seu carro.
Se seu carro veio de fábrica com uma bateria EFB, você pode trocá-la por outra EFB. Ou se você desejar um desempenho ainda maior do veículo, pode verificar se aceita uma bateria AGM.
Em casos de carros que vieram da fábrica com bateria AGM, é recomendado substituí-la apenas por outra bateria AGM. Se você colocar uma EFB, o veículo perderá desempenho, e até mesmo podem ocorrer danos ao sistema start-stop.
Conclusão
Vimos o que é cada uma dessas baterias, e buscamos explicar qual a diferença entre as baterias AGM e EFB. No fim das contas, tudo depende de conhecer seu automóvel e se conhecer como motorista na hora de optar por uma das duas.
Quando se trata de bateria automotiva, cada carro tem seu modelo adequado. No caso de carros com start-stop, as adequadas são baterias AGM ou EFB, com amperagem variando com o modelo do veículo.
Para quem busca bateria automotiva na Baixada Fluminense RJ, nós da Campeão das Baterias estamos sempre prontos para ajudar. Temos baterias automotivas comuns, EFB e AGM. Mesmo se você não souber qual o modelo de bateria adequado para seu carro, iremos identificar para você. Além disso, entregamos, testamos e instalamos a bateria.