É bem provável que você ou alguém que você conheça tenha passado pela seguinte situação: com tudo pronto para sair de casa, ao tentar dar partida no carro ele não funcionava de jeito nenhum. Isso é bem capaz de ser problema da bateria. Mas surge a dúvida: qual o melhor, trocar ou recarregar a bateria do carro? Preparamos este artigo especialmente para te ajudar com essa questão.
Considerar a Idade da Bateria
Antes de mais nada, se pergunte quanto tempo faz que você trocou a bateria do seu automóvel. Saiba que uma bateria dura de 3 a 4 anos, dependendo da qualidade da bateria e da intensidade do uso do veículo.
Mesmo que você recarregue sua bateria antiga, ela provavelmente perderá a carga de novo em breve. Afinal, a deterioração que a bateria sofreu reduz sua capacidade de manter uma carga e funcionar corretamente.
Se por acaso você comprou um carro usado e não sabe muito sobre o seu histórico, recomendamos que além de fazer um teste na bateria do carro, procure também um mecânico de confiança para fazer uma revisão no veículo.
Medir a Voltagem
Quando a bateria tem menos de 3 anos de uso, uma boa ideia é usar um multímetro para medir a voltagem atual da bateria. Pois o problema pode ser apenas energia insuficiente para o carro dar partida.
Uma bateria de carro saudável mostra 12,4 a 12,7 volts. Se estiver um pouco abaixo disso, dar partida e dirigir o carro por uma hora deve ser suficiente para recarregar a bateria. Se estiver em torno de 11 a 12 volts, você precisará usar um carregador específico para a bateria. Neste caso, você precisa retirar a bateria do carro e levá-la até uma loja especializada em baterias automotivas para ela ser carregada por algumas horas.
Atenção: recarregar a bateria não significa que ela vai segurar carga, pois já pode está com sua capacidade de armazenamento de carga comprometida. Então, nesses casos o recomendado é mesmo substituí-la por uma bateria nova.
Outra opção é fazer uma “chupeta”, que explicamos no artigo o que fazer quando a bateria do carro descarregar.
E se a voltagem atual da bateria for menor que 11 volts, é possível que a bateria do carro tenha chegado ao fim da sua vida útil.
Conclusão
Esperamos que com as nossas dicas, tenhamos tirado sua dúvida sobre qual o melhor, trocar ou recarregar a bateria do carro.
Não force a barra e insista numa bateria velha, pois além de te deixar na mão de novo, ela pode causar problemas no automóvel.
Se for confirmado que a melhor coisa a fazer é comprar uma bateria, é hora de avaliar a melhor opção para o veículo. Para isso, preparamos o passo a passo de como identificar a melhor bateria para o seu carro.
Para quem é da Baixada Fluminense no RJ, nós da Campeão das Baterias estamos sempre prontos para oferecer as melhores marcas por preço justo e entrega rápida.