Peça pelo Telefone:

Porque Reciclar a Bateria do Carro

Porque reciclar a bateria do carro

Essencial para o funcionamento dos carros, a bateria automotiva dura de 3 a 4 anos. Portanto, em algum momento ela precisará ser substituída. E nessa hora, além de se atentar para a escolha da bateria nova é preciso atenção com o descarte da bateria antiga. Vamos te explicar porque reciclar a bateria do carro é algo muito importante.

Geralmente, a própria loja de bateria de carro recolhe sua bateria antiga, e a encaminha de volta para o fabricante, que cuida do descarte e reciclagem. Pelo menos é assim que fazemos aqui na Campeão das Baterias.

O que compõe a bateria do carro?

Basicamente, uma bateria é composta por placas de chumbo mergulhadas em ácido sulfúrico. Como resultado, acontece uma reação química gerando outras substâncias e no fim de todo o processo, é gerada energia química que se transforma em energia elétrica.

Para ver mais detalhes sobre esse assunto, confira o artigo como funciona a bateria do carro.

A importância de reciclar baterias automotivas

Sobretudo, as baterias devem ser recicladas para proteger o meio ambiente. Visto que são repletas de substâncias químicas, o descarte incorreto pode levar a contaminação do solo e outras formas de poluição.

Também é uma questão de segurança. Pois materiais como o ácido sulfúrico, são perigosos. Entre 60 a 80% de uma bateria de carro é reciclável, e o restante precisa ser descartado com maquinário e cuidados adequados.

Como é feita a reciclagem

Quando você recicla sua bateria, a usina de reciclagem de baterias a divide em três partes separadas: plástico, chumbo e ácido sulfúrico. Primeiramente, a bateria velha é quebrada em pequenos pedaços. Essas peças vão para um recipiente com os materiais mais pesados, inclusive o chumbo, caindo no fundo e o plástico ficando por cima.

O plástico é removido e os líquidos são sifonados. O reciclador então derrete os pedaços de plástico e os transforma em pellets, que são vendidos a fabricantes que os usam para fazer novas caixas de bateria.

Por sua vez, as peças de chumbo são derretidas e despejadas em lingotes, que são novamente derretidos para formar as placas de chumbo e outros componentes de chumbo de baterias novas. 

E por fim, tratam do ácido sulfúrico. Decerto, o componente mais perigoso, se não for manuseado e descartado adequadamente, pode criar vapores tóxicos que são perigosos para sua saúde e para o meio ambiente. Seu processamento pode ser feito de duas maneiras: 

  1. Um composto básico neutraliza o ácido da bateria, o transformando em água. Em seguida, a água é tratada e testada para descarte na rede de esgoto.
  2. Ou é convertido em sulfato de sódio, que é usado na fabricação de detergentes, vidros e têxteis.

Uma curiosidade é que a reciclagem de baterias é considerada um sistema de circuito fechado. Porque pode ser repetido várias vezes, permitindo que novos produtos sejam feitos a partir do antigo.

Conclusão

Porque reciclar a bateria do carro vai muito além de proteger o meio-ambiente. Também envolve reaproveitar ao máximo seus componentes para a fabricação de novas baterias ou outros produtos. Seja como for, é preciso que os proprietários de veículos fiquem atentos e se esforcem para realizar o descarte corretamente.

Caso a loja onde você comprar uma bateria nova não recolha sua bateria antiga, não jogue no lixo de qualquer jeito. Entre em contato com outra loja ou alguma concessionária, e providencie o envio da bateria para a reciclagem. 

Se chegou a hora de trocar a bateria do seu automóvel e você tem dúvidas sobre o modelo, consulte nosso guia de como identificar a melhor bateria para seu carro.

 

error: Content is protected !!