Com certeza os veículos automotores como os carros, motos, caminhões, vans, ônibus e etc, foram um grande avanço tecnológico. Sobretudo os automóveis, que proporcionam independência, agilidade e conforto para seus usuários se locomoverem. Entretanto, eles geram muita fumaça e gases, que poluem o ar. Sendo assim, quanto mais veículos circulam por uma cidade, mais danos são causados ao ambiente e a qualidade do ar. Foi pensando em reduzir um pouco esses danos, que criaram o catalisador. Neste artigo, vamos explicar qual a principal função do catalisador automotivo.
O que é um catalisador?
Ele compõe o sistema de escape do carro, junto com itens como o silenciador e o cano de escape. Geralmente possui formato cilíndrico e fica localizado na parte de baixo do carro.
Dentro de um catalisador, normalmente há um pedaço de cerâmica revestido com muitos metais preciosos, como paládio, ródio e platina. Estes são, propriamente falando, os catalisadores que criam uma reação química para converter gases nocivos em substâncias mais seguras.
Uma curiosidade é a aparência do pedaço de cerâmica em um catalisador, similar a um favo de mel. Ele é feito assim para facilitar a circulação dos gases. E há diversos modelos disponíveis, alguns são para carros a gasolina, outros mais apropriados para carros a diesel ou gás GNV.
Como funciona um catalisador?
O catalisador recebe os gases gerados pela combustão do combustível – óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarboneto (HC). E através de um processo químico os transforma em vapor de água e gases não tóxicos, como o gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2).
Ou seja, ele funciona para dividir as moléculas inseguras nos gases que um carro produz antes de serem liberados no ar. Como resultado, os gases tóxicos não são liberados no ar.
Com atenção especial para dois detalhes:
- O catalisador de um carro funciona depois de alguns minutos de uso do veículo, pois ele precisa de altas temperaturas para maximizar sua eficiência;
- Quando o catalisador fica ruim, sua função de filtrar os gases é comprometida.
Conclusão
Assim como qualquer componente do carro, o catalisador tem sua importância. No entanto, ele exerce mais diferença sobre o impacto ambiental do que no uso do veículo. Inclusive, aqui no Brasil os catalisadores são exigidos em carros comercializados desde 1997. E quem não o utiliza leva multa.
Esperamos que tenha ficado claro para você qual a principal função do catalisador, e que você cuide da manutenção do carro. Falando em manutenção automotiva, não dê bobeira com outros componentes, como os pneus, suspensão, injeção eletrônica e a bateria do carro.